Saluki
O Saluki está entre as raças de cães mais antigas. Especialistas nos dizem que a origem dos Salukis pode remontar a 7000 a.C. Assim como outros galgos, os Salukis eram os favoritos de reis: faraós egípcios, Alexandre, o Grande, e assim por diante ao longo da história.
A raça hoje é notavelmente semelhante em forma e personalidade aos seus ancestrais. Ainda podemos nos maravilhar com as mesmas linhas elegantes e a mesma dignidade natural que encantavam as famílias reais do Oriente Médio, Egito e Ásia desde antes da construção das Pirâmides.
A beleza dos Salukis é um deleite há milhares de anos. São esguios e com pernas longas, mas muito fortes e perfeitamente equilibrados, como um grande atleta ou dançarino. Os machos podem ter entre 58 e 71 centímetros de altura na cernelha; as fêmeas podem ser bem menores. Eles vêm em uma variedade de cores e padrões. Seus olhos grandes e ovais são afetuosos e inteligentes. Os Salukis são altamente adaptáveis, capazes de viver e trabalhar em qualquer clima. São animais magníficos, mas possuí-los traz muitos desafios especiais.
O Saluki é pura elegância e reserva. Espere um cão silencioso, sensível e extremamente ágil. Ele não é efusivo como um Labrador — é nobre, introspectivo e até um pouco distante. Gosta de correr, e precisa de espaço seguro: o instinto de perseguição dele é fortíssimo. Não espere um cão de comandos automáticos — ele pensa por conta própria, e o vínculo com o tutor é construído com calma e respeito. Em casa, é discreto e tranquilo. Mas na hora da corrida... voa.
Como raça, os Salukis são isentos de doenças genéticas graves. Alguns podem desenvolver problemas cardíacos, como doença valvar ou arritmia, e corações dilatados não são desconhecidos. Certos tipos de câncer, como hemangiossarcoma ou osteossarcoma, linfoma ou câncer de mama (este último é prevenido pela castração precoce), podem ocorrer, e algumas doenças autoimunes e sanguíneas já foram relatadas. Correr e brincar vigorosamente após as refeições pode causar inchaço ou torção gástrica (que é uma emergência com risco de vida e requer intervenção imediata). Geralmente, porém, os Salukis desfrutam de uma vida saudável e ativa do nascimento à velhice.
Os Salukis têm dois tipos de pelagem: plumosa e lisa, e ambas são facilmente limpas com escovação semanal. No entanto, se tiverem penas longas nas orelhas ou na cauda, isso pode exigir um pouco mais de atenção. Muitos donos de Salukis usam uma touca para manter as penas das orelhas longe da tigela de comida (os Salukis lisos não têm esse problema). Os Salukis são cães muito limpos e conhecidos por não terem odor de cachorro. O banho só precisa ser dado se eles ficarem sujos ou antes de uma exposição canina.
Os Salukis precisam de exercícios regulares para se manterem em forma, e caminhadas diárias (sempre com guia) ajudam tanto o cão quanto o dono a se manterem em forma, física e mentalmente. Os Salukis adoram correr e devem ter um quintal bem cercado para mantê-los longe do trânsito. Assim como outros cães, os Salukis podem ser artistas da fuga ou mastigadores destrutivos quando entediados ou infelizes em casa, portanto, uma boa cerca, brinquedos e ossos de mastigar seguros são essenciais.
O Saluki se beneficiará de três tipos de treinamento: (1) O treinamento em caixa de transporte é recomendado para os momentos em que o cão precisa ficar confinado em segurança em casa ou durante viagens. (2) O treinamento básico de obediência ajudará o cão a aprender boas maneiras em casa e na comunidade. Cães bem-comportados são bem-vindos em quase todos os lugares. (3) Para estimulação mental e exercício, esportes caninos como corrida com isca artificial, canicross e agility são opções divertidas. Por fim, se você começar quando eles são jovens, é possível treinar Salukis para ficarem parados para aparar as unhas e escovar os dentes diariamente.
Afeição com a Família
O nível de tolerância e paciência da raça com o comportamento das crianças.
Afeição com o Crianças
O nível de tolerância e paciência de uma raça com o comportamento das crianças.
Afeição com outros cães
Quão geralmente amigável uma raça é com outros cães.
Queda de pelos
Quantidade de pelos que ficam pela casa.
Frequência de escovação do pelo
Com que frequência requer manutenção de pelagem.
Nível de baba
Quão propensa a babar uma raça tende a ser.
Abertura com Estranhos
Quão acolhedora uma raça provavelmente será com estranhos.
Grau de Brincadeiras
Quão entusiasmado com a brincadeira ele é, mesmo depois de filhote.
Natureza Protetora/Cão de Guarda
Dá Alarme quando estranhos se aproximam.
Nível de Adaptabilidade
Quão facilmente lida com mudanças.
Nível de Treinabilidade
Facilidade de treinamento e disposição para aprender coisas novas.
Nível de Energia
A quantidade de exercício e estimulação mental que precisa.
Nível de Vocalização
Com que frequência essa raça vocaliza, seja com latidos, uivos, miados...
Necessidades de Estimulação Mental
Quanta estimulação mental precisa para permanecer feliz e saudável.
O padrão da raça é uma descrição do cão ideal de cada raça reconhecida, para servir como um ideal pelo qual os cães são julgados em exposições, originalmente é estabelecido por um clube de raça de origem e aceito oficialmente por órgãos nacionais ou internacionais.
CBKC
AKC
Acompanhe mais conteúdo sobre a raça
Créditos
Autor do texto
Moni GilRevisores