Weimaraner
O Weimaraner, o elegante e veloz "Fantasma Cinzento" da Alemanha, é adorado por caçadores e donos de animais de estimação por sua simpatia, obediência e beleza. Eles gostam de exercícios, e muito, além de passar bastante tempo de qualidade com seus humanos.
Instantaneamente reconhecidos por uma pelagem cinza-prateada distinta, os machos Weimaraners medem de 63 a 69 cm na cernelha, e as fêmeas, de 58 a 63 cm. Um Weimaraner bem criado terá coloração sólida, com talvez uma pequena mancha branca no peito. O rosto, com seus olhos âmbar ou azul-acinzentados emoldurados por longas orelhas aveludadas, é amável e inteligente.
No geral, a raça apresenta uma imagem de graça e equilíbrio. Um Weimaraner bem condicionado e em forma é uma visão de tirar o fôlego. Os Weimaraners são excelentes com crianças e anseiam por serem membros da família por completo. Fácil de cuidar, treinável, natureza amorosa e uma atitude positiva os tornam excelentes animais de estimação, desde que os donos estejam comprometidos em mantê-los fisicamente ativos e mentalmente engajados.
Ao escolher um Weimaraner, esteja preparado para conviver com um cão de energia intensa, extremamente inteligente e emocionalmente dependente. Ele não tolera solidão por longos períodos e pode desenvolver comportamentos destrutivos se não for estimulado física e mentalmente todos os dias. Essa raça precisa de espaço, desafios, atividades regulares e presença constante do dono. Não é o tipo de cão que se adapta bem a uma rotina sedentária ou a longos períodos sozinho. Instintivamente caçador, o Weimaraner pode ter dificuldades com outros animais de pequeno porte e exige socialização precoce e treino consistente. Ele aprende rápido, mas também testa limites com frequência. Um dono inexperiente pode ter dificuldades com seu temperamento determinado e, às vezes, teimoso. O Weimaraner é leal, protetor e afetuoso, mas requer um dono presente, ativo e emocionalmente disponível. Não é um cão “de enfeite” — é um companheiro intenso, para quem leva a vida com energia e compromisso.
Sendo uma raça muito ativa, os Weimaraners sofrem bastante com cortes, arranhões, torções e puxões acidentais. Eles adoram mastigar, o que pode causar lesões na boca e na gengiva. Tenha cuidado para não ingerirem coisas que não devem ser engolidas por um cão. O problema de saúde mais grave na raça é a torção gástrica. Esta é uma condição com risco de morte, em que o estômago se estica demais e se fecha. Converse com seu veterinário sobre os sintomas para que você possa reconhecê-los e procure atendimento veterinário imediato caso isso ocorra.
A maior tarefa na higiene do Weimaraner é manter as unhas curtas. Isso é importante para o conforto e a saúde do seu cão e nunca é demais enfatizar. Quando o comprimento das unhas fica fora de controle, é difícil recuperá-las. (Se você ouvir um "tap-tap-tap" ao cruzar um piso de madeira, as unhas estão muito compridas.) A pelagem curta deve ser escovada para remover os "pelos mortos". Não se esqueça de limpar as orelhas, pois a estrutura da orelha que impede o fluxo de ar pode causar infecções.
Os weimaraners têm alta necessidade de exercícios. Eles precisam de exercícios consistentes para seu bem-estar físico e mental. Eles adoram uma boa corrida. Embora caminhar seja aceitável, esticar as pernas e "levantar-se a todo vapor" é muito melhor. Um weimaraner cansado é um bom weimaraner.
Como diz um criador veterano: "A boa notícia é que os weimaraners são inteligentes; a má notícia é que os weimaraners são inteligentes". Eles aprendem rápido, e isso inclui comportamentos bons e ruins. Participe de uma aula de adestramento e seja consistente com seus métodos de adestramento. Os weimaraners operam com base no princípio de "O que eu ganho com isso?". Seja criativo no seu adestramento, adaptando o que você quer ao que eles querem. A socialização precoce e o adestramento de filhotes são vitais e ajudam a garantir que o weimaraner se torne um companheiro bem-ajustado e bem-educado.
Afeição com a Família
O nível de tolerância e paciência da raça com o comportamento das crianças.
Afeição com o Crianças
O nível de tolerância e paciência de uma raça com o comportamento das crianças.
Afeição com outros cães
Quão geralmente amigável uma raça é com outros cães.
Queda de pelos
Quantidade de pelos que ficam pela casa.
Frequência de escovação do pelo
Com que frequência requer manutenção de pelagem.
Nível de baba
Quão propensa a babar uma raça tende a ser.
Abertura com Estranhos
Quão acolhedora uma raça provavelmente será com estranhos.
Grau de Brincadeiras
Quão entusiasmado com a brincadeira ele é, mesmo depois de filhote.
Natureza Protetora/Cão de Guarda
Dá Alarme quando estranhos se aproximam.
Nível de Adaptabilidade
Quão facilmente lida com mudanças.
Nível de Treinabilidade
Facilidade de treinamento e disposição para aprender coisas novas.
Nível de Energia
A quantidade de exercício e estimulação mental que precisa.
Nível de Vocalização
Com que frequência essa raça vocaliza, seja com latidos, uivos, miados...
Necessidades de Estimulação Mental
Quanta estimulação mental precisa para permanecer feliz e saudável.
O padrão da raça é uma descrição do cão ideal de cada raça reconhecida, para servir como um ideal pelo qual os cães são julgados em exposições, originalmente é estabelecido por um clube de raça de origem e aceito oficialmente por órgãos nacionais ou internacionais.
CBKC
AKC
Acompanhe mais conteúdo sobre a raça
Créditos
Autor do texto
Moni GilRevisores